Pesquisar este blog

sábado, 10 de novembro de 2012

EXERCÍCIOS 3ANO 4BIM2012



Vivi a maior parte do século XX, devo acrescentar que não sofri provações pessoais. Lembro-o apenas como o século mais terrível da história.
Isaiah Berlin (filósofo) in Eric Hobsbawn. Era dos Extremos.

1.       Julgue os itens abaixo, a respeito dos acontecimentos e conflitos que marcaram o século XX e que permitem qualificá-lo como “o século mais terrível da história”.
(1) Para o historiador Eric Hobsbawn, a destruição do passado é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX: os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem.
(2) O mundo que se esfacelou no fim da década de 1980 foi o mundo formado pelo impacto da Revolução Russa de 1917.
(3) A Primeira Guerra Mundial assinalou o colapso da civilização ocidental do século XIX e deu início a uma civilização que se apresentava capitalista na economia; liberal na estrutura legal e constitucional; burguesa na imagem de sua classe hegemônica.
(4) A Segunda Guerra Mundial separou, desde seu início, as potências liberais, vinculadas aos EUA, e os países comunistas, sob liderança da URSS.


A força vital de um povo, o seu direito à vida, se manifestam quando aparece alguém para conduzi-lo.
Adolf  Hitler

2.       Sobre a trajetória nazifascista, julgue os itens.
(1) O fascismo é caracterizado por um nacionalismo e um imperialismo exacerbados, constituindo-se num movimento de natureza bastante eclética, cujo princípio básico estava na rejeição – pois era antidemocrático, anti-socialista, antipacifista, anti-humanista, antiliberal, antiparlamentar e assim por diante.
(2) A ascensão de Hitler ao poder promoveu o despertar de um nacionalismo ferido, vencido e inquieto, expresso em palavras de ordem como "Alemanha desperta!".
(3) A fragilidade dos regimes democráticos da Inglaterra e da França e o isolacionismo norte-americano facilitaram a política expansionista de Hitler, concretizada em acontecimentos como o "anschluss" (anexação da Áustria) e a invasão da Tchecoslováquia.
(4) O nazifascismo foi um fenômeno político que mobilizou intensamente as massas populares com discursos de grandiosidade  de luta e esperança, no entanto ficou restrito às fronteiras da Alemanha e Itália.
(5) A ascensão da extrema direita ao poder na Áustria (fevereiro de 2000) desperta um velho fantasma que amedronta o mundo desde a sua criação, o nazismo de Adolf Hitler.

            Os primeiros dez anos que se seguiram ao fim da Primeira Grande Guerra foram anos de ilusão, da Ilusão da Paz. A fase correspondia àqueles momentos de “prosperidade” que caracterizam as alternâncias cíclicas do sistema capitalista.
No entanto, com a Crise de 1929 e a Grande Depressão, os antagonismos latentes voltaram a se manifestar. E o sistema de segurança coletiva internacional não foi suficiente para solucionar, por meios pacíficos, tais antagonismos. Daí as pretensões imperialistas das grandes potências de romperem o precário equilíbrio internacional, e, de crise em crise, o mundo caminhou para a Segunda Guerra Mundial
Rubens S. L. de Aquino. História das Sociedades.

3. Sobre a Segunda Guerra Mundial e o quadro internacional do pós-guerras, julgue os itens.
(1) A polarização ideológica configurada no entre-guerras e agravada pela crise econômica de 1929 reativou os contrastes latentes entre as nações beligerantes da Primeira Guerra, levando o mundo a um novo conflito bélico.
(2) A política de apaziguamento anglo-francês, o isolacionismo norte-americano, a ação empreendedora e pacifista da Liga das Nações impediram a política expansionista alemã e Italiana.
(3) A participação brasileira na Segunda Guerra foi apenas formal, o governo Vargas se limitou ao apoio diplomático aos países aliados.
(4) A participação soviética e norte-americana deu novo impulso e alento aos países aliados, revelando, ao término da guerra, duas novas potências que iriam se rivalizar nos anos posteriores, dando origem à Guerra Fria.
(5) O ocaso europeu, a ascensão norte-americana e soviética favoreceram os movimento de independência das regiões afro-asiáticas.


A linha demarcatória entre o século XIX e o século XX passa geralmente pelo que até 1939 se chamou a Grande Guerra, quando outra a desclassificou, substituindo-lhe o epíteto por um simples adjetivo ordinal: a Primeira Guerra Mundial.
René Rémond. O Século XX

4.       Sobre o século XX, julgue os itens.
(1) A Primeira Guerra foi fruto das disputas imperialistas, reforçadas pelo latente nacionalismo e pelas velhas rivalidades entre as nações européias.
(2) No período entre-guerras assistimos à explosão dos totalitarismos, tanto de esquerda (stalinismo) quanto de direita (nazifascismo), levando a uma intensa polarização ideológica que se refletiu por várias regiões, inclusive o Brasil durante o governo Getúlio Vargas.
(3) A Segunda Guerra mundial foi resultado direto das disputas imperialistas entre Estados Unidos e União Soviética, sendo os demais países e interesses meros acessórios no contexto da Guerra.
(4) O governo Vargas, desde os primeiros momentos da Segunda Guerra, fez uma clara opção de apoio aos Estados Unidos, declarando guerra à União Sóviética.

5.       Sobre a Segunda Guerra Mundial, julgue os itens.
(1) A vitória do general Franco e a implementação de um regime fascista na Espanha significou o apoio incondicional desta aos planos expansionistas da Alemanha.
(2) A Eclosão da guerra foi facilitada pela política de apaziguamento adotada pela França e pela Inglaterra frente às primeiras ações expansionistas da Alemanha em território europeu.
(3) Na sua primeira fase – setembro de 1939 a maio de 1940 – a guerra é essencialmente um conflito europeu.
(4) A participação norte-americana e soviética em lados opostos  é fundamental para o desfecho da Guerra em favor dos países do eixo.
(5) No conflito, destacou-se o fato da maioria dos países latino-americanos apoiarem incondicionalmente os países do eixo.


6.       Sobre a nova ordem internacional, estabelecida após a Segunda Guerra Mundial, julgue os itens.
(1) O nascimento da Organização das Nações Unidas e dos mecanismos de Bretton Woods desenharam, nos planos jurídico e econômico, as forças reais dos vencedores de 1945.
(2) A política das áreas de influência se tornou um modelo a ser aplicado a nível internacional: era o "sistema de Yalta".
(3) A consolidação da paz colocou em um primeiro plano das relações internacionais os debates sobre segurança internacional e sobre o controle de armas atômicas.
(4) A criação do estado de Israel em 1948 colocou fim ao conflito milenar entre judeus e muçulmanos pelo controle de territórios palestinos.
(5) A Europa, mesmo diante do crescimento da importância política e militar dos EUA e da URSS, manteve a sua postura hegemônica sobre o mundo.

      O objetivo central da nova regulamentação do sistema multilateral de comércio é o de responder aos requerimentos do fenômeno já identificado como globalização, isto é, a internacionalização crescente dos circuitos produtivos e dos sistemas financeiros. Mas, esse processo encontra paralelo ou compensação no outro fenômeno característico dos anos 1980 e 1990, conhecido como regionalização.
Paulo Roberto de Almeida. Da Construção do Mundo Liberal à Globalização.

7.       Com base no texto e em seus conhecimentos sobre a nova ordem econômica mundial, julgue os itens.
(1) A globalização da economia, apesar do surgimento de blocos econômicos regionalizados, vem promovendo uma recuperação da economia mundial, eliminando as disparidades de desenvolvimento nas mais diversas áreas do globo terrestre.
(2) Na seqüência do processo de internacionalização da economia, assistimos à importante atuação da diplomacia econômica com a finalidade precípua de liberar o acesso aos mercados de bens e serviços, desregulamentar atividades, proteger a propriedade intelectual e eliminar as fronteiras políticas ao livre fluxo dos capitais privados.
(3) O livre fluxo de capitais privados pelos diversos países vem provocando uma grande estabilidade econômica das áreas periféricas, com o conseqüente aumento do nível de renda, o crescimento da oferta de empregos e uma sensível recuperação do padrão de vida nestas regiões periféricas.
(4) O Brasil, classificado como país emergente, ..

A Declaração Universal dos Direitos do Homem funciona como código moral comum entre as nações que emergiram da Segunda Guerra (1939-1945) e precisavam de um símbolo de repúdio internacional aos horrores que levaram a 41 milhões de mortos.
Desde 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos determina, em seus artigos 5º, 6º e 7º, que ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, ou desumanos ou degradantes. E que todos os indivíduos têm direito ao reconhecimento da sua personalidade jurídica, sendo iguais perante a lei.
Correio Braziliense.

8.       Sobre a aplicação e as condições que levaram à adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue os itens.
(1) O alto índice de mortalidade, a existência de campos de concentração, o fragoroso desrespeito pela vida e individualidade foram fatores que estimularam a criação dos princípios norteadores da Declaração dos Direitos Humanos.
(2) A Declaração dos Direitos Humanos é um documento sem precedentes na História, pois em nenhum momento anterior ocorreu a preocupação em preservar os direitos humanos.
(3) O Brasil, desde 1945, vem pautando a sua conduta, bem como a sua ação a nível interno, no respeito às normas internacionais que regem a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A tortura, o exílio, as chacinas nos campos e cidades não fazem parte, há muito, da história brasileira.
(4) A América Latina, no contexto da Guerra Fria, foi palco para a implantação de ditaduras, algumas sob o patrocínio norte-americano, cujos governantes, atores principais da cena política, desrespeitaram frontalmente os pressupostos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Assim, pode-se dizer que o neoliberalismo é a manifestação atual da ideologia selvagem e agressiva do capital financeiro (ou seja, do imperialismo), em sua busca sem limites por superlucros, após um período relativamente longo de disputa entre capitalismo e socialismo, após a derrota do campo socialista e a incorporação da maior parte dos antigos socialistas (sobre- tudo da União Soviética) ao campo imperialista, num quadro de liberdade sem limite para o capital financeiro globalizado e de marginalização social sem precedente para a maior parte da população mundial, e da ameaça à soberania da maioria das nações que integram o restrito grupo das potências imperialistas

9.       Sobre os vários momentos da estruturação econômica das nações, analise os itens abaixo.
(1) O pensamento econômico denominado liberal está vinculado diretamente às condições de mercado e produção econômica desenvolvida com o advento da Revolução Industrial.
(2) O liberalismo econômico, ao contrário do neoliberalismo, defendia veementemente uma ampliação dos direitos trabalhistas por meio da organização de sindicatos, de entidades de classes dos trabalhadores, bem como uma remuneração digna ao trabalhador proletário.
(3) O liberalismo econômico se fortaleceu assustadoramente com os desdobramentos da crise econômica de 1929, em que os governos procuraram adotar políticas liberalizantes e não intervencionistas, como instrumento de superação da grave crise que abalou a economia mundial cujo epicentro foram os Estados Unidos.
(4) A onda neoliberal que vem arrastando as economias mundiais teve origem nos Estados Unidos e na Inglaterra ao longo dos anos setenta, chegando ao Brasil a partir do governo Collor.
(5) No Brasil, assim como nos demais países nos quais  foi adotado, o neoliberalismo tem promovido uma recuperação significativa da qualidade de vida das populações menos favorecidas, recuperação que está acompanhada pelo alto índice de emprego e moralização da administração pública e saneamento das contas governamentais.


10.       O atual conflito envolvendo as disputas religiosas e territoriais entre judeus e palestinos, nos remete  ao passado não tão remoto e nos faz lembrar de momentos históricos nos quais populações civis foram submetidas, exploradas e massacradas em nome dos interesses maiores das Nações.
(1) A Primeira Guerra Mundial teve origem nas disputas, entre as Nações européias, pelo controle de mercados consumidores de industrializados e absorvedores de capitais excedentes, áreas estratégicas para o comércio e/ou segurança, além da hipócrita desculpa de defesa dos direitos de minorias étnicas.
(2) Os estados totalitários consolidados no período entre-guerras desenvolveram, a exemplo do atual governo da Iugoslávia, uma grande limpeza étnica em seus países, principalmente Alemanha e União Soviética.
(3) A Segunda Guerra Mundial foi uma exceção no contexto das guerras, pois nela não se encontravam presentes interesses econômicos, mas apenas humanitários. Era preciso deter  o governo alemão que massacrava a minoria judaica.
(4) No Brasil, em alguns momentos de sua História, podemos constatar o massacre de pessoas por governos autoritários, não com a desculpa de limpeza étnica, mas de limpeza ideológica como ocorreu no governo Médici, cujo um dos lemas era "Brasil: ame-o ou deixe-o."
(5) A preocupação internacional com o conflito entre judeus e palestinos deve-se, exclusivamente, a interesses humanitários, uma vez que os judeus foram perseguidos violentamente pelo nazismo, enquanto os palestinos vagueiam pelo mundo, até o momento em busca de territórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário