Pesquisar este blog

sábado, 10 de novembro de 2012

exercícios 3ano abertos 4bim 2012

1. Explique em que sentido os princípios fascistas representam a antítese categórica do mundo democrático inspirado nos princípios iluministas.
2. Explique as razões que levaram uma parcela do povo italiano a apoiar o movimento fascistas.
3.Explique as posições dos nazistas em relação a domocracia, às massas, à guerra, aos judeus e a propaganda.
4. Explique os mecanismos utilizados pelos nazistas para controlarem a Alemanha.
5. Explique a relação entre as decisões de Versalhes, o nazismo, o espaço vital e a Segunda Guerra.
6. Explique a importância da participação soviética para a vitória dos aliados na Segunda Guerra.
7. A criação da ONU e dos mecanismos de Brettons Woods representam a posição dos vencedores da Segunda Guerra. Justifique coretamente a afirmativa.
8. Explique a importância de Yalta e Potsdam para o mundo contemporâneo.
9. Explique a relação entre a Doutrina Truman e a Guerra Fria.  

exercícios revisão 2ano 4Bim2012



1. Explique as origens do pensamento liberal e o que defendia
2. Explique as origens nacionalismo e o quais as suas características
3. Explique as condicões européias que estimularam o surgimento das teorias socialistas
4. Explique as propostas do socialismo utópico
5. Explique as propostas do socialismo cientifico, do comunismo e do anarquismo
6. Explique as razões eos resultados das Revolucões de 1820, 1830 e  1848
7. Explique o processo de  unificação italiana
8. Explique o processo de unificação alemã
9. Explique as razões que motivaram a expansão imperialista no séculoXIX
10. Explique as desculpas utilizadas para justificar a dominação dos territórios afro-asiáticos
11. Explique os resultados da exploração imperialista para dominadores e dominados.

EXERCÍCIOS REVISÃO 1ANO 4B2012



1. Explique o processo de formação das Monarquias Nacionais.
2. Explique as caracteristicas sociopolíticas do Estado Absolutista.
3. Caracterize a politica Mercantilista.
4. Explique o funcionamento da relação: rei- burguesia;  rei-nobreza/clero.
5. Explique as razões do Renascimento ter se originado na Itália.
6. Explique as características do Renascimento.
7. Quem eram os mecenas e qual a sua importância para o Renascimento?
8. Quais as razoes da decadência do Renascimento italiano?
9. Explique a relaçao entre racionalismo e Reforma Religiosa.
10. Explique o:
*Nicolaismo
*Tomismo
*Simonia
11. Explique as rãoes que levaram alguns princípes alemães a apoiarem as teses de Lutero
12. Explique as características fundamentais do Luteranismo.
13. O que foi a Contra Reforma, seus objetivos e quais os seus instrumentos?

EXERCÍCIOS 3ANO 4BIM2012



Vivi a maior parte do século XX, devo acrescentar que não sofri provações pessoais. Lembro-o apenas como o século mais terrível da história.
Isaiah Berlin (filósofo) in Eric Hobsbawn. Era dos Extremos.

1.       Julgue os itens abaixo, a respeito dos acontecimentos e conflitos que marcaram o século XX e que permitem qualificá-lo como “o século mais terrível da história”.
(1) Para o historiador Eric Hobsbawn, a destruição do passado é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX: os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem.
(2) O mundo que se esfacelou no fim da década de 1980 foi o mundo formado pelo impacto da Revolução Russa de 1917.
(3) A Primeira Guerra Mundial assinalou o colapso da civilização ocidental do século XIX e deu início a uma civilização que se apresentava capitalista na economia; liberal na estrutura legal e constitucional; burguesa na imagem de sua classe hegemônica.
(4) A Segunda Guerra Mundial separou, desde seu início, as potências liberais, vinculadas aos EUA, e os países comunistas, sob liderança da URSS.


A força vital de um povo, o seu direito à vida, se manifestam quando aparece alguém para conduzi-lo.
Adolf  Hitler

2.       Sobre a trajetória nazifascista, julgue os itens.
(1) O fascismo é caracterizado por um nacionalismo e um imperialismo exacerbados, constituindo-se num movimento de natureza bastante eclética, cujo princípio básico estava na rejeição – pois era antidemocrático, anti-socialista, antipacifista, anti-humanista, antiliberal, antiparlamentar e assim por diante.
(2) A ascensão de Hitler ao poder promoveu o despertar de um nacionalismo ferido, vencido e inquieto, expresso em palavras de ordem como "Alemanha desperta!".
(3) A fragilidade dos regimes democráticos da Inglaterra e da França e o isolacionismo norte-americano facilitaram a política expansionista de Hitler, concretizada em acontecimentos como o "anschluss" (anexação da Áustria) e a invasão da Tchecoslováquia.
(4) O nazifascismo foi um fenômeno político que mobilizou intensamente as massas populares com discursos de grandiosidade  de luta e esperança, no entanto ficou restrito às fronteiras da Alemanha e Itália.
(5) A ascensão da extrema direita ao poder na Áustria (fevereiro de 2000) desperta um velho fantasma que amedronta o mundo desde a sua criação, o nazismo de Adolf Hitler.

            Os primeiros dez anos que se seguiram ao fim da Primeira Grande Guerra foram anos de ilusão, da Ilusão da Paz. A fase correspondia àqueles momentos de “prosperidade” que caracterizam as alternâncias cíclicas do sistema capitalista.
No entanto, com a Crise de 1929 e a Grande Depressão, os antagonismos latentes voltaram a se manifestar. E o sistema de segurança coletiva internacional não foi suficiente para solucionar, por meios pacíficos, tais antagonismos. Daí as pretensões imperialistas das grandes potências de romperem o precário equilíbrio internacional, e, de crise em crise, o mundo caminhou para a Segunda Guerra Mundial
Rubens S. L. de Aquino. História das Sociedades.

3. Sobre a Segunda Guerra Mundial e o quadro internacional do pós-guerras, julgue os itens.
(1) A polarização ideológica configurada no entre-guerras e agravada pela crise econômica de 1929 reativou os contrastes latentes entre as nações beligerantes da Primeira Guerra, levando o mundo a um novo conflito bélico.
(2) A política de apaziguamento anglo-francês, o isolacionismo norte-americano, a ação empreendedora e pacifista da Liga das Nações impediram a política expansionista alemã e Italiana.
(3) A participação brasileira na Segunda Guerra foi apenas formal, o governo Vargas se limitou ao apoio diplomático aos países aliados.
(4) A participação soviética e norte-americana deu novo impulso e alento aos países aliados, revelando, ao término da guerra, duas novas potências que iriam se rivalizar nos anos posteriores, dando origem à Guerra Fria.
(5) O ocaso europeu, a ascensão norte-americana e soviética favoreceram os movimento de independência das regiões afro-asiáticas.


A linha demarcatória entre o século XIX e o século XX passa geralmente pelo que até 1939 se chamou a Grande Guerra, quando outra a desclassificou, substituindo-lhe o epíteto por um simples adjetivo ordinal: a Primeira Guerra Mundial.
René Rémond. O Século XX

4.       Sobre o século XX, julgue os itens.
(1) A Primeira Guerra foi fruto das disputas imperialistas, reforçadas pelo latente nacionalismo e pelas velhas rivalidades entre as nações européias.
(2) No período entre-guerras assistimos à explosão dos totalitarismos, tanto de esquerda (stalinismo) quanto de direita (nazifascismo), levando a uma intensa polarização ideológica que se refletiu por várias regiões, inclusive o Brasil durante o governo Getúlio Vargas.
(3) A Segunda Guerra mundial foi resultado direto das disputas imperialistas entre Estados Unidos e União Soviética, sendo os demais países e interesses meros acessórios no contexto da Guerra.
(4) O governo Vargas, desde os primeiros momentos da Segunda Guerra, fez uma clara opção de apoio aos Estados Unidos, declarando guerra à União Sóviética.

5.       Sobre a Segunda Guerra Mundial, julgue os itens.
(1) A vitória do general Franco e a implementação de um regime fascista na Espanha significou o apoio incondicional desta aos planos expansionistas da Alemanha.
(2) A Eclosão da guerra foi facilitada pela política de apaziguamento adotada pela França e pela Inglaterra frente às primeiras ações expansionistas da Alemanha em território europeu.
(3) Na sua primeira fase – setembro de 1939 a maio de 1940 – a guerra é essencialmente um conflito europeu.
(4) A participação norte-americana e soviética em lados opostos  é fundamental para o desfecho da Guerra em favor dos países do eixo.
(5) No conflito, destacou-se o fato da maioria dos países latino-americanos apoiarem incondicionalmente os países do eixo.


6.       Sobre a nova ordem internacional, estabelecida após a Segunda Guerra Mundial, julgue os itens.
(1) O nascimento da Organização das Nações Unidas e dos mecanismos de Bretton Woods desenharam, nos planos jurídico e econômico, as forças reais dos vencedores de 1945.
(2) A política das áreas de influência se tornou um modelo a ser aplicado a nível internacional: era o "sistema de Yalta".
(3) A consolidação da paz colocou em um primeiro plano das relações internacionais os debates sobre segurança internacional e sobre o controle de armas atômicas.
(4) A criação do estado de Israel em 1948 colocou fim ao conflito milenar entre judeus e muçulmanos pelo controle de territórios palestinos.
(5) A Europa, mesmo diante do crescimento da importância política e militar dos EUA e da URSS, manteve a sua postura hegemônica sobre o mundo.

      O objetivo central da nova regulamentação do sistema multilateral de comércio é o de responder aos requerimentos do fenômeno já identificado como globalização, isto é, a internacionalização crescente dos circuitos produtivos e dos sistemas financeiros. Mas, esse processo encontra paralelo ou compensação no outro fenômeno característico dos anos 1980 e 1990, conhecido como regionalização.
Paulo Roberto de Almeida. Da Construção do Mundo Liberal à Globalização.

7.       Com base no texto e em seus conhecimentos sobre a nova ordem econômica mundial, julgue os itens.
(1) A globalização da economia, apesar do surgimento de blocos econômicos regionalizados, vem promovendo uma recuperação da economia mundial, eliminando as disparidades de desenvolvimento nas mais diversas áreas do globo terrestre.
(2) Na seqüência do processo de internacionalização da economia, assistimos à importante atuação da diplomacia econômica com a finalidade precípua de liberar o acesso aos mercados de bens e serviços, desregulamentar atividades, proteger a propriedade intelectual e eliminar as fronteiras políticas ao livre fluxo dos capitais privados.
(3) O livre fluxo de capitais privados pelos diversos países vem provocando uma grande estabilidade econômica das áreas periféricas, com o conseqüente aumento do nível de renda, o crescimento da oferta de empregos e uma sensível recuperação do padrão de vida nestas regiões periféricas.
(4) O Brasil, classificado como país emergente, ..

A Declaração Universal dos Direitos do Homem funciona como código moral comum entre as nações que emergiram da Segunda Guerra (1939-1945) e precisavam de um símbolo de repúdio internacional aos horrores que levaram a 41 milhões de mortos.
Desde 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos determina, em seus artigos 5º, 6º e 7º, que ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, ou desumanos ou degradantes. E que todos os indivíduos têm direito ao reconhecimento da sua personalidade jurídica, sendo iguais perante a lei.
Correio Braziliense.

8.       Sobre a aplicação e as condições que levaram à adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue os itens.
(1) O alto índice de mortalidade, a existência de campos de concentração, o fragoroso desrespeito pela vida e individualidade foram fatores que estimularam a criação dos princípios norteadores da Declaração dos Direitos Humanos.
(2) A Declaração dos Direitos Humanos é um documento sem precedentes na História, pois em nenhum momento anterior ocorreu a preocupação em preservar os direitos humanos.
(3) O Brasil, desde 1945, vem pautando a sua conduta, bem como a sua ação a nível interno, no respeito às normas internacionais que regem a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A tortura, o exílio, as chacinas nos campos e cidades não fazem parte, há muito, da história brasileira.
(4) A América Latina, no contexto da Guerra Fria, foi palco para a implantação de ditaduras, algumas sob o patrocínio norte-americano, cujos governantes, atores principais da cena política, desrespeitaram frontalmente os pressupostos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Assim, pode-se dizer que o neoliberalismo é a manifestação atual da ideologia selvagem e agressiva do capital financeiro (ou seja, do imperialismo), em sua busca sem limites por superlucros, após um período relativamente longo de disputa entre capitalismo e socialismo, após a derrota do campo socialista e a incorporação da maior parte dos antigos socialistas (sobre- tudo da União Soviética) ao campo imperialista, num quadro de liberdade sem limite para o capital financeiro globalizado e de marginalização social sem precedente para a maior parte da população mundial, e da ameaça à soberania da maioria das nações que integram o restrito grupo das potências imperialistas

9.       Sobre os vários momentos da estruturação econômica das nações, analise os itens abaixo.
(1) O pensamento econômico denominado liberal está vinculado diretamente às condições de mercado e produção econômica desenvolvida com o advento da Revolução Industrial.
(2) O liberalismo econômico, ao contrário do neoliberalismo, defendia veementemente uma ampliação dos direitos trabalhistas por meio da organização de sindicatos, de entidades de classes dos trabalhadores, bem como uma remuneração digna ao trabalhador proletário.
(3) O liberalismo econômico se fortaleceu assustadoramente com os desdobramentos da crise econômica de 1929, em que os governos procuraram adotar políticas liberalizantes e não intervencionistas, como instrumento de superação da grave crise que abalou a economia mundial cujo epicentro foram os Estados Unidos.
(4) A onda neoliberal que vem arrastando as economias mundiais teve origem nos Estados Unidos e na Inglaterra ao longo dos anos setenta, chegando ao Brasil a partir do governo Collor.
(5) No Brasil, assim como nos demais países nos quais  foi adotado, o neoliberalismo tem promovido uma recuperação significativa da qualidade de vida das populações menos favorecidas, recuperação que está acompanhada pelo alto índice de emprego e moralização da administração pública e saneamento das contas governamentais.


10.       O atual conflito envolvendo as disputas religiosas e territoriais entre judeus e palestinos, nos remete  ao passado não tão remoto e nos faz lembrar de momentos históricos nos quais populações civis foram submetidas, exploradas e massacradas em nome dos interesses maiores das Nações.
(1) A Primeira Guerra Mundial teve origem nas disputas, entre as Nações européias, pelo controle de mercados consumidores de industrializados e absorvedores de capitais excedentes, áreas estratégicas para o comércio e/ou segurança, além da hipócrita desculpa de defesa dos direitos de minorias étnicas.
(2) Os estados totalitários consolidados no período entre-guerras desenvolveram, a exemplo do atual governo da Iugoslávia, uma grande limpeza étnica em seus países, principalmente Alemanha e União Soviética.
(3) A Segunda Guerra Mundial foi uma exceção no contexto das guerras, pois nela não se encontravam presentes interesses econômicos, mas apenas humanitários. Era preciso deter  o governo alemão que massacrava a minoria judaica.
(4) No Brasil, em alguns momentos de sua História, podemos constatar o massacre de pessoas por governos autoritários, não com a desculpa de limpeza étnica, mas de limpeza ideológica como ocorreu no governo Médici, cujo um dos lemas era "Brasil: ame-o ou deixe-o."
(5) A preocupação internacional com o conflito entre judeus e palestinos deve-se, exclusivamente, a interesses humanitários, uma vez que os judeus foram perseguidos violentamente pelo nazismo, enquanto os palestinos vagueiam pelo mundo, até o momento em busca de territórios.

DE CASTELO A FHC



REPÚBLICA MILITAR (1964 – 1985)


1. GOVERNO DO MARECHAL CASTELO BRANCO (1964-67)
Eleição indireta pelo Congresso Nacional – encenação;
Ato Institucional nº 2 (10/1965)
      • extinção dos partidos políticos
      • bipartidarismo:
        • ARENA – Aliança Renovadora Nacional – situação;
        • MDB – Movimento Democrático Brasileiro – oposição.
      • Controle sobre sindicatos e entidades classistas

Constituição de 1967
      • autoritária
      • edição da Lei de Segurança Nacional (02/1967);
      • regulamentação de todas as atividades da sociedade;
      • severas punições aos transgressores.



2. GOVERNO DO MARECHAL COSTA E SILVA (1967-69)
Aumento da oposição ao Governo militar
Formação de grupos de extrema esquerda
Formação de grupos de extrema direita
      • 1968 auge da oposição
      • greve estudantil;
      • passeata dos Cem Mil no RJ;
      • greves de operários;
      • ações da Frente Ampla.


Efetiva implantação da ditadura

            AI 5


As Forças Armadas fecham o Congresso e editam o Ato Institucional nº 5:
      • ampliação dos poderes do Executivo;
      • fechamento do Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores;
      • cassação de mandatos parlamentares e direitos políticos;
      • direito de legislar sobre qualquer matéria;
      • o presidente poderia demitir, aposentar ou transferir para a reserva funcionários públicos e militares.
Consolidação de uma ditadura composta por altas patentes militares e alguns civis colaboradores.



3. GOVERNO DO GENERAL GARRASTAZU MÉDICI (1969-1974)
Apogeu da República Militar.
Auge da repressão:
      • censura prévia nos jornais;
      • autonomia dos DOI-CODI.
Auge das ações da esquerda:
      • no centro do país;
      • guerrilha do Araguaia.
exílio de intelectuais e artistas no exterior.

Milagre econômico brasileiro
      • Delfin Neto: “é preciso primeiro fazer o bolo crescer, para depois dividi-lo”.
      • Investimentos externos
      • Incentivos para as multinacionais
      • Facilidades de crédito
      • Empresas estatais
Resultados
         Concentração de renda
         Aumento da miséria
         Endividamento externo
Decadência
         Crise do petróleo
         Retração de investimentos externos

Legitimação do Governo Militar
Desarticulação da esquerda
      • Vitória da ARENA nas eleições de 1970.
Estímulo ao ufanismo
      • Tricampeonato de futebol no México;
      • “Brasil, ame-o ou deixe-o”.
LEI 5692 - Diretrizes e bases
      •  Reforma educacional
      •  MOBRAL   
Obras monumentais
      • Transamazônica;
      • hidrelétrica de Ilha Solteira;
      • ponte Rio-Niterói.



4. GOVERNO DO GENERAL ERNESTO GEISEL (1974-79)
Eleições de 1973
      • Castelistas lançam candidatura de Geisel;
      • Referendo da ARENA.
      • MDB lança a candidatura de protesto de:
      • Ulisses Guimarães – presidente;
      • Barbosa Lima Sobrinho – vice-presidente.

“Abertura lenta, gradual e segura”
Fim do milagre econômico – início da crise;
      • aumento do preço do petróleo no mercado internacional;
Eleições de 1974: ampla vitória do MDB
Intensificação do conflito entre castelistas e a Linha Dura
Abusos do DOI-CODI:
      • 1975 - assassinato do jornalista Vladimir Herzog;
      • 1976 - assassinato do operário Manoel Fiel Filho.
      • Geisel   X   Linha Dura
Aumento dos atentados da extrema direita
Pressões da esquerda;
01/04/77 – Pacote de Abril:
      • 6 anos para o presidente;
      • eleições indiretas para governadores;
      • criação dos “senadores biônicos”;
      • diminuição da representação dos estados mais numerosos.
Destituição do General Sílvio Frota
      • indicação, pela Linha Dura, para a próxima presidência;
1978 – greve dos metalúrgicos – Lula;
      • Eleições de 1978 – oposição ganha, mas não leva;
Revogação do AI-5.


5. GOVERNO GENERAL JOÃO BATISTA FIGUEIREDO (1979-85)

Diminuição dos gastos públicos;
Desestatização da economia;
Ampliação da abertura
Crise econômica
      • inflação de 200%;
      • dívida pública – 90 trilhões de cruzeiros;
      • dívida externa – 100 bilhões de dólares;
      • desemprego – 20%.
Liberdade de imprensa
      • Permitiu que viessem à tona muitos escândalos do governo.

Liderança de Lula no ABC
1979 – reorganização da UNE
Lei da Anistia
Reforma partidária:
      • ARENA virou PDS e PTB;
      • MDB virou o PMDB;
      • Aparecimento do:
      • PT – socialista;
      • PDT – Brizola;
      • PP – Partido Popular.

Eleições de 1982
      • vitória do PDS;
      • manutenção dos “senadores biônicos”.
Luta pela redemocratização
      • fortalecimento dos sindicatos;
Campanha das “Diretas Já”
      • Emenda Dante de Oliveira;
      • mobilização nacional;
      • frustração geral.
Eleições presidenciais:


Tancredo Neves
José Sarney
X
Paulo Maluf


PMDB;   
PDT; 
PTB; 
PFL. 
Dissidentes do PDS.
PT – boicota o colégio eleitoral.









15/01/1985 – Vitória de Tancredo;
      • Fim de 21 anos da República Militar.
21/04/1985 – Morte de Tancredo;


NOVA REPÚBLICA


1. GOVERNO JOSÉ SARNEY (1985-90)

Transição democrática
      • Assembléia Constituinte

Constituição de 1988
      • eleição direta em todos os níveis
      • pluripartidarismo
      • três poderes
      • restabelecimento dos direitos e garantias individuais e coletivas
      • voto secreto, direto, universal, com valor igual para todos, obrigatório para os maiores de 18 anos; facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos, os maiores de 16 anos e menores de 18 anos.
      • idade mínima de 35 anos para o Senado e Presidência da República; 30 anos para Governador e Vice-Governador de Estado e Distrito Federal; 21 anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Deputado Distrital, Prefeito e Vice-Prefeito, 18 anos para Vereador
      • Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, composto por Câmara dos Deputados e Senado Federal
      • autonomia política para o Distrito Federal
      • Educação, direito de todos e dever do Estado


idade mínima de 35 anos para o Senado e Presidência da República; 30 anos para Governador e Vice-Governador de Estado e Distrito Federal; 21 anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Deputado Distrital, Prefeito e Vice-Prefeito, 18 anos para Vereador
Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, composto por Câmara dos Deputados e  Senado Federal
autonomia política para o Distrito Federal
Educação, direito de todos e dever do Estado


Crise econômica
      • inflação de 1000%;
      • queda das reservas cambiais a níveis críticos;
      • moratória;
        • suspensão do pagamento da dívida externa.
      • 4 ministros da fazenda.
      • Planos para equilibrar a economia:
        • combate à inflação;
        • congelamento de preços e salários;
        • Planos Cruzado I e II – 02/86;
          • substituiu o cruzeiro pelo cruzado
        • Plano Bresser – 07/87;
        • Plano Verão – 01/89.
        • substituiu o cruzado pelo cruzado novo.
      • 1989 – eleições diretas
      • vitória de Fernando Collor





2. GOVERNO FERNANDO COLLOR DE MELO (1990-92)

Campanha:
      • luta contra a corrupção;
      • caçador de marajás;
      • modernização do país;
      • proteção aos descamisados.

Plano de Reconstrução Nacional – Plano Collor
      • bloqueio por 18 meses dos depósitos bancários;
      • congelamento de preços e salários;
      • extinção de diversas empresas estatais;

Crise econômica
      • recessão
      • instabilidade política
      • falta de apoio parlamentar;
      • queda de ministros;
      • queda de popularidade.
Corrupção
      • Favorecimento de amigos;
      • Esquema PC;
      • Escândalos:
      • Magri – Trabalho e Previdência Social;
      • Alcenir – Saúde;
      • Zélia Cardoso – Economia;
      • Rosane Collor – LBA.

CPI e Impeachment
      • Collor renuncia em 30/12/92.


3. GOVERNO ITAMAR FRANCO (1992-1994)

Apoio de todos os partidos políticos;
08/1993 – inflação de 2.700% a/a;
Plano Real
      • Fernando Henrique Cardoso – Ministro da Economia;
      • estabilização econômica;
      • substituição do cruzeiro pelo real.
CPI do Orçamento;
      • cassação e renúncia de parlamentares
      • anões do orçamento


4. GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO (1995 a 2002)

      • Coligação PSDB/PFL;
        • disputa dentro dos partidos aliados;
      • elegeu-se em cima do Real;
      • consolidação do Real;
      • política Neo-liberal;
      • privatizações;
      • aproximação com o FMI;
      • reeleição;