Pesquisar este blog

domingo, 28 de abril de 2013

EXERCÍCIOS - REPÚBLICA VELHA 3º ANO 2013

exercícios 3º ano República Velha




1. (UnB-99) – O Brasil, na passagem do século XIX para o século XX, vivia a transição de suas instituições sociais, econômicas e políticas, herdadas do Império, para um novo século, republicano. Julgue os seguintes itens, relativos a esse período.
(1) As heranças do sistema escravista foram rapidamente suprimidas no início do novo século, especialmente no que se refere ao destino social das grandes massas de afro‑brasileiros, que conquistaram liberdade social e econômica plenas.
(2) A força da indústria impôs‑se já nos primeiros anos do século, rompendo o Brasil sua tradição agrária e exportadora.
(3) A presença de grandes massas de imigrantes brancos europeus modificou dramaticamente a composição demográfica do Nordeste brasileiro na primeira década do novo século.
(4) A política republicana do início do século XX rompeu as tradições políticas oligárquicas existentes no Império brasileiro.


"Essa não é a República dos meus sonhos".

2.  (UCB-99) – Leia a frase nostálgica dita por um republicano, anos depois da proclamação, e assinale verdadeiro ou falso nos itens seguintes.
(1) A insatisfação com a República pode ser justificada pela continuidade, no novo regime, de uma estrutura de poder nas mãos dos latifundiários e pela continuidade do voto censitário.
(2) O Nordeste, que já fora o centro econômico do país, durante a República Velha transformou-se num palco hostil e miserável, sem perspectiva de melhoras, desencadeando a formação de grupos cangaceiros ou aqueles que se agrupavam em torno de um líder religioso.
(3) As exacerbadas críticas à República Velha limitaram-se, basicamente, ao Nordeste tomado pela opressão dos coronéis, pois nas cidades a situação do operário era bem mais amena.
(4) A República oligárquica, além de submeter a sociedade brasileira a um modelo político que lhe tolhia a livre participação – voto de cabresto –, sofria, também, com uma política econômica em defesa exclusiva do café, com a prática da "socialização das perdas".
(5) O movimento político-militar tenentista foi extraordinariamente popular, pois os tenentes acreditavam que o povo, mesmo despreparado, era capaz de lutar por seus próprios interesses, contudo precisaria do aparato militar.

3.  (UnB-98) – A respeito das características políticas da República Velha ou Primeira República (1889‑1930), julgue os itens seguintes.
(1) O governo republicano dificultou a consolidação da autonomia estadual, dando pouca expressão aos grupos oligárquicos e aos interesses de cada região.
(2) São Paulo saiu à frente nos primeiros anos da República ao alcançar seus objetivos na Constituinte, com o apoio dos mineiros, e ao ter preparado o caminho para as presidências civis.
(3) O sistema eleitoral vigente dificultava, na prática, o pleno exercício da vida democrática.
(4) Os interesses internacionais do Brasil foram submetidos à diplomacia da agroexportação, pois atendiam aos objetivos restritos da burguesia dominante, especialmente aquela vinculada ao setor cafeeiro.




4.  (UnB-2º/99) – Leia, a seguir, um trecho de um discurso pronunciado em 1914, pelo então senador Rui Barbosa, atacando o governo do marechal Hermes da Fonseca, que o havia derrotado nas eleições presidenciais (Campanha Civilista).

A sustentação da verdade atualmente, na política brasileira, é um verdadeiro trabalho de Sísifo. Toda vez que ela consegue chegar à altura da montanha, conduzida por esforços ingratos da imprensa ou da tribuna, todos os interesses lhes metem os ombros para fazê‑la rolar outra vez montanha abaixo, até o seu ponto de partida. Eu já não sinto atrações por esses excessos, por este desporto ocioso, por estes diálogos estéreis de tribuna, por esta luta de discursos ante um auditório indiferente, uma Câmara indissoluvelmente matrimoniada com o Governo, um país cadavericamente impassível a todas as desgraças que o acabam. ( ... ) Tolerância!! Mas que têm sido estes quatro anos de Governo militar, senão uma época de privilégios, de exclusivismos, de favores, de nepotismos, de desigualdades clamorosas em favor dos homens da situação, de perseguições audazes, acintosas, cruentas contra os seus antagonistas?

Com auxílio do texto, julgue os itens que se seguem.

(1) O início do governo de Hermes da Fonseca foi marcado pela Política das Salvações, apeando do poder muitas oligarquias estaduais; no fim, sob inspiração de Pinheiro Machado, retomou‑se a prática de apaziguamento entre as elites.
(2) Ao ser derrotado por Hermes da Fonseca, Rui Barbosa protagonizou um fato único na República Velha: um candidato da situação perder uma eleição presidencial.
(3) A partir da análise do texto de Rui Barbosa, é correto concluir que a revolução de 1930 significou uma ruptura no processo histórico brasileiro, alterando radicalmente as práticas políticas existentes no país.
(4) Nem só de mudanças se faz a História: em 1999, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para examinar atos do Poder Judiciário teve na denúncia da prática de nepotismo uma das fortes razões para sua constituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário