EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
1. O processo histórico grego gerou conceitos, instituições
e valores que tiveram grande influência e presença na chamada Civilização
Cristã ocidental, da qual pertencemos. Reportando-nos à História da Grécia
Antiga, julgue as afirmações a seguir.
(1) O desenvolvimento do
pensamento racional entre os helenos está relacionado às novas condições
socio-econômicas e políticas geradas pelo processo de desagregação do sistema
gentílico e formação das póleis.
(2) As condições de
isolamento geográfico, as peculiaridades do processo de cinesismo que formou as
póleis e a tendência ao predomínio do comércio externo em detrimento do
interno, não evitaram a união político-institucional entre as cidades gregas
sob o poder de um só Estado.
(3) Diferentemente de
Atenas, cidade essencialmente agropastoril, uma estrutura socioeconômica mercantil
e dinâmica permitiu que Esparta evoluísse politicamente, passando da monarquia
para a oligarquia, tirania e, finalmente, a democracia.
(4) As leis draconianas,
as reformas de Sólon, a tirania de Psístrato e os governos de Clístenes e Péricles,
foram etapas importantes no processo de ampliação do direito de cidadania a
todos os habitantes de Atenas, com exceção apenas dos escravos e metecos.
2. (UnB) – Leia o
trecho abaixo, extraído do poema de Tirteu (séc. Vll. aC. – Esparta) chamado
areté (excelência).
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É um bem comum para a cidade e todo o povo / que um
homem aguarde, de pés fincados, na primeira fila, / encarniçado e de
todo esquecido da fuga vergonhosa, / explorando sua vida e
ânimo sofredor, / e, aproximando-se, inspire confiança com suas palavras ao
que Ihe fica ao lado. / Um homem assim distingue-se no combate. / Em breve
derrota as falanges furiosas dos inimigos / com seu ardor detêm as vagas da
batalha. / Se ele cair na primeira fila, perdendo a cara vida, / deu glória à
cidade, ao povo e ao pai, / (...) o seu túmulo, os seus filhos serão notáveis
entre os homens, / bem como os filhos dos filhos, e toda a posteridade. /
Jamais perecerá a sua nobre glória, o seu renome / (...)
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Com o auxílio do texto, julgue os itens seguintes relativos
à história da Grécia arcaica.
(1) No momento de
constituição da polis, valores e
poderes aristocráticos ainda se encontravam presentes na formação do homem
grego.
(2) No séc. Vll a.C.
espartano, a antiga aristéia combate singular entre dois guerreiros – já cede
lugar às batalhas hoplíticas, em que o sucesso militar depende do desempenho
coletivo da falange, “dos pés fincados, na primeira fila” (L.2), do compromisso
com o companheiro “que Ihe fica ao lado” (L.6).
(3) O atributo maior do
herói homérico, a valentia, fundamental para a conquista da fama, mantém-se e
transforma-se no renome do soldado da pólis
que dá “glória à cidade, ao povo e ao pai” (L.10).
(4) A definição do
estatuto dos cidadãos como semelhantes e iguais, base para a consolidação da pólis, contradiz as transformações
militares que substituem o combatente individual pelo soldado hoplita.
3. As tragédias, bem entendido, não são mitos. Pode‑se
afirmar, ao contrário, que o gênero surgiu no fim do século Vl, quando a linguagem
do mito deixa de apreender a realidade política da cidade O universo trágico
situa‑se entre dois mundos, (...)
J. P. Vernant. Mito e Tragédia na Grécia antiga. Vol
I.
Considerando a interpretação oferecida pelo trecho de
J. P. Vernant, julgue os itens seguintes, relativos à história do mundo grego
antigo.
(1) A instauração de uma
nova ordem política, com a consolidação da pólis,
contribuiu para o revigoramento do mito como sustentáculo de práticas de
poder.
(2) O novo gênero –
história –, contemporâneo da vitória da pólis,
afirmou‑se, com Tucídides, na crítica ao mito, propondo formas mais
racionais de acesso ao passado.
(3) A llíada e a Odisséia, principais expressões da epopéia grega, falam de um
mundo marcadamente democrático em que a personagem principal é o povo.
(4) As tragédias tinham
por tema estórias do presente, o que permitiu aos seus autores ignorar quaisquer
lendas oriundas da tradição épica.
4. A
respeito da Antigüidade Clássica, julgue os itens abaixo.
(1) Ao contrário de
Atenas e de outras pólis gregas,
Esparta manteve‑se sempre oligárquica, não evoluindo para a democracia.
(2) Politicamente,
Esparta organizava‑se sob uma diarquia, ou seja, uma monarquia composta por
dois reis, que tinham funções religiosas e guerreiras.
(3) A religião grega era
fortemente marcada por dogmas: os fiéis tinham de praticar o culto segundo um
rígido ritual.
“Sólon, não sendo
tirano, estava investido de poder supremo para mediar as azedas lutas sociais
entre os ricos e os pobres que irromperam na Ática ao virar do século Vl
(...)”.
Perry Anderson
5. Dentre os legisladores atenienses
destacou-se Sólon. A relevância de suas reformas deve-se à abrangência econômica,
social e política das mesmas. Com relação ao aspecto político das reformas, por
ele empreendidas, é correto afirmar:
a) a instituição do
areópago, conselho cuja composição era limitada aos eupátridas e que, em
virtude desse aspecto, revestia-se de funções exclusivamente religiosas;
b) a criação da Bulé,
ou Conselho dos Quinhentos, órgão legislativo cuja composição era restrita aos
demiurgos ou comerciantes, eleitos anualmente, mediante sorteio, em número de
cem por cada uma das cinco tribos atenienses;
c) a partir do século
Vll a.C., a economia ateniense assumiu um caráter monetário, fato que implicou
à dinamização do comércio e, conseqüentemente, o fortalecimento da classe dos
comerciantes, a qual passou a ostentar uma postura política hegemônica na
Grécia;
d) Sólon combateu os
antigos privilégios sociais e políticos existentes, ao dividir a sociedade mediante
um critério censitário. Tal critério passou a condicionar a participação
política dos cidadãos estabelecendo assim a timocracia;
e) Sólon revolucionou a
legislação ateniense ao organizar, por escrito, as leis consuetudinárias, fundamentadas
na tradição oral e que reproduziram, sobretudo, os interesses do regime
político plutocrático.
6. (UnB) – Leia o texto a seguir.
“Quem poderia
servir de testemunha, melhor do que ninguém, perante o tribunal do tempo, senão
a grande Mãe dos olímpicos, a Terra negra, da qual tirei, um dia, as cercas, em
milhares de lugares, essa Terra, outrora escrava e agora livre. Repatriei a
Atenas, sua pátria fundada pelos deuses, muitos homens que haviam sido
vendidos, ilegalmente ou não; outros ainda, que foram levados ao exílio e que
nem mais falavam a língua ática, como acontece quando vagamos por meio mundo.
Outros enfim, que, aqui mesmo, viviam na escravidão infame, sofrendo os
caprichos dos seus senhores, alforriei. (...) Além disso, proclamei leis, tanto
para os maus como para os bons, aplicando para cada qual a reta justiça.
Apologia de Sólon, pelo próprio, citado por Aristóteles.
Constituição de Atenas (12, 4).
Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue
os itens que se seguem.
(1) No processo de
afirmação do regime democrático ateniense, a obra legislativa de Sólon caminhou
passo a passo com as reformas sociais.
(2) A invocação da “Mãe
dos Olímpicos” confirma que a esfera religiosa esteve próxima do mundo público ateniense.
(3) Atribui-se a Sólon a
criação de um tribunal popular aberto a todos os cidadãos, a Helieia, que, no mínimo,
servia de instância de apelação.
(4) Se comparada às
épocas homérica e arcaica, a escravidão diminuiu consideravelmente em toda a
Grécia, durante o período Clássico.
Vamos, filhos dos gregos, libertai a vossa
pátria, libertai os vossos filhos e as vossas mulheres, os santuários dos
deuses, vossos pais e os túmulos dos vossos avós; lutai hoje por todos os
vossos bens.
Ésquilo.
Os Persas.
7. O trecho acima pertence a uma peça do teatro grego, que
representa uma das grandes realizações desse povo na antigüidade. Com uma
cultura prodigiosa os gregos produziram uma civilização única, suas obras e seu
pensamento marcam profundamente nossa sociedade e cultura. A respeito da notável
cultura grega e seu teatro, julgue as afirmativas.
(1) O teatro na Grécia
uniu o pensamento racional e lógico com a riquíssima mitologia grega, produzindo
obras impressionantes, tanto pela temática como pela narração primorosa.
(2) A tragédia,
expressão do teatro grego, teve em Atenas sua manifestação mais expressiva como
um ato cívico.
(3) Os escritores mais
ilustres, como Ésquilo, Sófocles e Eurípedes, tiveram na polis espartana o espaço para suas obras.
“Os Atenienses
denominaram, por vezes, Sólon como o pai da democracia, mas isso era um mito
anacrônico. Embora tanto Sólon como Psístrato tivessem, por vias diferentes, aplanado
o terreno, enfraquecendo o sistema arcaico, especialmente o monopólio político
das famílias aristocráticas, nenhum deles, escusado será dizer, tinha em mente
a democracia. A mudança, quando chegou, foi rápida e súbita, seguindo-se ao
derrube da tirania, em 510 a.C.,
com ajuda dos Espartanos e da guerra civil de dois anos que se seguiu; e o arquiteto
do novo tipo de governação foi Clístenes. Clístenes não foi um teórico, e
parece ter-se tornado um democrata virtualmente por acidente, ao virar-se para
a gente comum quando precisou com urgência da sua ajuda, nas confusas lutas
provocadas pelo vazio de poder após a deposição do tirano, Hípias, filho de
Psístrato. A estrutura de Clístenes não era ainda a de Péricles: foram
necessárias duas plenas gerações para aperfeiçoar o sistema, período que
incluiu não só as Guerras Pérsicas e a construção do Império, mas também muitos
conflitos internos, porque as forças contrárias à democracia ainda estavam
longe de estar subjugadas em 508
a.C.”
M.I. Finley. Os Gregos Antigos.
8. Com o auxílio das informações contidas no texto, julgue
os itens a seguir, relativos à história dos reformadores políticos de Atenas.
(1) Drácon, anterior a
Sólon, é efetivamente o primeiro nome da lista dos ditos reformadores atenienses.
Sua pessoa está ligada à criação de um código de leis escritas (621 a.C.), pondo com isso fim
ao primado do direito consuetudinário, até então transmitido e preservado oralmente.
(2) O nome de Sólon está
ligado ao fim da escravidão por dívidas e ao fim do direito de primogenitura: é
a democracia se implantando em Atenas e sendo consolidada por Psístrato, ao
extinguir todas as instituições geradas pela tirania.
(3) A democracia
escravista de Clístenes excluía do processo político não só os escravos
propriamente ditos, mas também os estrangeiros (metecos) e as mulheres.
(4) O ponto culminante
da democracia ateniense foi atingido durante o governo de Péricles (461 – 431 a.C.), e seu maior feito
foi estender o direito de cidadania a todos os habitantes de Atenas e conceder
direitos políticos aos metecos, às mulheres e aos escravos alforriados.
“Nestas condições,
a Democracia ateniense, quando confrontada com nossas modernas concepções,
surge como uma oligarquia de fato, simplesmente menos estrita que as
oligarquias de direito. Mas as concepções modernas não nos fornecem uma medida
adequada. Sua inadaptação salta aos olhos no que diz respeito à escravidão,
que todas as sociedades antigas admitiram como uma necessidade natural, uma
realidade fundamental. Por definição, o cidadão deve gozar de sua liberdade
pessoal; como imaginar-se o escravo tornando-se politicamente igual àquele que
continuaria a ser seu senhor, e como evitar esta monstruosidade sem transformar
toda a organização social ?”
Aymard e Auboyer.
9. Com base no texto e em seus conhecimentos, analise os
itens abaixo.
(1) A democracia
implantada em Atenas por Clístenes serviu de modelo para as nossas atuais instituições
políticas, pois foi estabelecida com base na total isonomia de direitos e
deveres, princípio que se estendeu a todos os habitantes da cidade.
(2) As mudanças no
aparelho administrativo e político do Estado visavam aperfeiçoar o regime escravista,
eliminando a superexploração dos trabalhadores escravos, mesmo não lhes
concedendo todos os direitos políticos.
(3) O trabalho escravo
era a base da vida econômica da sociedade e os trabalhadores escravos, que
constituíam uma parcela considerável da população da Ática, não possuíam
quaisquer direitos civis ou políticos.
10. No comando dos helenos tomou o rumo do oriente. Em
334 conquistou a Pérsia, tendo depois se voltado para a Síria e mais tarde a
Tiro, importante cidade fenícia. Posteriormente conquistou a Palestina e Egito,
chegando depois à Índia. Com todo o oriente conquistado tornou a cidade da
Babilônia a capital de seu império.
O texto refere-se:
a) à atuação da Liga
de Delos;
b) ao imperialismo
ateniense;
c) ao expansionismo
de Alexandre, responsável pela instauração do Império Helenístico;
d) às conquistas
gregas no oriente, no quadro das Guerras Médicas;
e) à expansão médica
que resultou na conquista do Império Persa.
11. A
sociedade grega era constituída de cidades‑estados que possuíam formações
sociais, políticas e econômicas diferenciadas. A respeito dessa sociedade,
julgue os itens seguintes.
(1) Apesar das
distintas composições políticas, Atenas e Esparta aboliram o trabalho escravo e
mantiveram uma ordenação social segundo os estatutos militares.
(2) A colonização
empreendida no mar Mediterrâneo garantiu o equilíbrio socioeconômico e desenvolveu
a prática mercantil.
(3) Atenas, ao
estender a igualdade sociopolítica a toda a população, favoreceu o crescimento
econômico, bem como vulgarizou o estudo da filosofia.
(4) Os gregos, em
virtude do desenvolvimento político e dos estudos filosóficos, racionalizaram
as crenças religiosas e ignoraram os heróis.
12. Leia o texto abaixo, de Péricles – legislador
ateniense –, escrito em 430 a.C.
Temos um sistema político que se chama democracia, pois
trata‑se de um regime concebido, não para uma minoria, mas para as massas. Em
virtude das leis, todas as pessoas são cidadãos iguais. Por outro lado, é
conforme a consideração de que goza em tal ou tal domínio que cada um é preferido
para a gestão dos nossos negócios públicos, menos por causa da sua classe
social do que pelo seu mérito.
Com o auxílio das informações
contidas no texto, julgue os itens que se seguem, relativos à Grécia antiga.
(1) Todos os cidadãos,
homens e mulheres, inclusive os estrangeiros com mais de cinco anos de residência,
exerciam os seus direitos políticos em igualdade de condições.
(2) Em virtude da
democracia e da igualdade perante as leis, os suspeitos ou transgressores da
lei não eram punidos com a perda dos direitos políticos.
(3) No século de ouro, época em que Péricles governou
Atenas, o trabalho escravo foi abolido por ser incompatível com os princípios democráticos.
(4) Os cidadãos menos
afortunados tinham a possibilidade de participar da vida pública, até mesmo
porque esta era uma atividade remunerada.
13. (CATÓLICA)
– A civilização grega antiga foi uma civilização brilhante sob vários pontos de
vista: politicamente, permitiu a participação do cidadão no poder político por
meio da democracia; culturalmente, forneceu as bases para o pensamento
filosófico ocidental, para o teatro e vários outros ramos das manifestações
artísticas. E toda essa pujança se conseguiu graças ao sistema escravista que
libertava o cidadão do trabalho direto e manual. Sobre esta civilização, julgue
os itens em verdadeiros ou falsos.
(0) A colonização
grega entre os séculos VIII e Vll a. C., significou a completa superação de
problemas como a escassez de terras férteis, o que diminuiu as tensões sociais
entre hectomoros e eupátridas.
(1) Em razão das
tensões sociais, Drácon iniciou uma reforma na sociedade, planejada pela
aristocracia, contudo, deteve‑se a escrever as leis que até então eram orais.
(2) Podemos
caracterizar a democracia ateniense como sendo excludente, na medida em que vetava
a participação da mulher na vida política, favorecendo apenas os metecos e
cidadãos.
(3) Apesar do
helenismo definir‑se a partir da penetração do caráter urbano grego na
tradicional sociedade oriental, o escravismo continuou sendo o sistema básico
de produção do mundo helenístico.
(4) Para os gregos
antigos, havia uma íntima relação entre a religião e o Estado, onde os deuses
regiam tanto a vida privada como a pública.
“Apesar da estima
que Alexandre parece ter devotado sempre a seu antigo mestre, uma barreira os
distanciava: Aristóteles não concordava com a fusão da civilização grega com o
Oriental. segundo ele, gregos e orientais eram naturezas distintas, com
distintas potencialidades, e não deveriam coexistir sob o mesmo regime
político. Aristóteles estava profundamente convencido de que o regime político
dos gregos era inseparável de seu temperamento, sendo impossível transferi-lo
para outros povos...”
Os Pensadores.
Aristóteles. Nova Cultural
14. (CATÓLICA)
– Analisando o trecho acima e a história da Grécia antiga, julgue os itens a
seguir, assinalando V para os itens verdadeiros e F para os falsos.
(1) O trecho acima se
refere ao período helenístico, período da conquista de um império asiático por
Alexandre, o Grande, que tem sido considerado, com propriedade, o fim da
história particular da Helade.
(2) Alexandre,
juntamente com Aristóteles, seu adorável mestre, dominaram a Grécia e permitiram
a fusão das culturas de várias regiões asiáticas conquistadas com os valores
gregos. Essa fusão deu origem a uma manisfestação cultural, a Liga de Delos,
que teve como centro as cidades de Alexandria e Pérgamo.
(3) Aristóteles
estabelece nítida distinção entre as populações “bárbaras” e a pólis grega,
somente esta, sendo uma comunidade perfeita, pois era a única a permitir ao
homem uma vida verdadeiramente boa, seguindo os princípios morais e a justiça.
(4) A cidade de Atenas
atingiu seu apogeu durante o governo Alexandre, período em que o escravismo
chegou ao auge, dando condições econômicas para o desenvolvimento da cidade.
(5) Na política,
durante o governo de Alexandre, retomou-se o despotismo oriental, em que a
autoridade do governo era inquestionável, sepultando as conquistas de liberdade
e direitos que fundamentaram a democracia grega.
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