Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

3º ANO EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

AULA 1 CRISE DO SEGUNDO REINADO E PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA



1.   Com a abolição da escravidão, foi rompido o principal entrave para a solução da “questão da mão-de-obra”. Os grandes plantadores de café, aproveitando da migração transatlântica de trabalhadores europeus, consolidaram o sistema de colonato nas lavouras cafeeiras. O colonato pode ser definido como:
a) um sistema informal de prestação de serviço por meio do qual o lavrador, temporariamente, trabalhava nos cafezais e ganhava uma remuneração diária;
b) um regime contratual no qual o trabalhador e sua família recebiam um salário em dinheiro e um pedaço de terra para cultivar alimentos, formando um semiproletariado;
c) uma relação de produção típica do capitalismo em que o trabalhador, não possuindo nenhum controle sobre os meios de produção, vende sua força de trabalho;
d) um tipo de associação em que o proprietário das terras fornece os lotes e alguns insumos produtivos, enquanto o lavrador participa com o trabalho e a administração do negócio;
e) um regime de trabalho no qual o lavrador paga o aluguel da terra ao proprietário em dinheiro, apropriando-se da safra e dos frutos de sua comercialização.

2.   Podemos dizer que a vitória do movimento republicano, a 15 de novembro de 1889, deveu-se, em grande parte:
a)  à ascensão das camadas urbanas e sua aliança com fazendeiros do Oeste Paulista e militares;
b)  ao apoio da Guarda Negra, formada por ex-escravos, ao Marechal Deodoro da Fonseca;
c)  à decadência econômica da lavoura do Sudeste e recuperação dos setores ligados aos senhores de engenho com tendências liberais;
d)  exclusivamente à adesão da Igreja Católica à luta republicana;
e)  às dívidas e derrotas brasileiras na guerra do Paraguai, desgastando o governo imperial.


3. (UnB) – Julgue os itens abaixo, relativos à vida econômica das duas primeiras décadas do Brasil Imperial.
(1) Os Tratados de 1810, entre Portugal e Inglaterra, herdados pelo Brasil independente, implicaram a transplantação da dependência do Brasil Imperial em relação aos interesses britânicos.
(2) A invasão de produtos ingleses, nos primeiros tempos do Império, foi acompanhada pelo aumento expressivo das exportações brasileiras.
(3) A expansão da agricultura tradicional brasileira, ampliada pela situação internacional favorável e pela renovação de métodos na produção doméstica, levou à retomada do desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste do país.
(4) O café, apesar de ter vivido sua fase áurea na segunda metade do século XIX, já era produto expressivo nas exportações brasileiras.

4.   (UnB) – “A Monarquia viu solapadas, no decorrer dos anos, as suas bases sociais e caiu de maneira inglória, colhendo pouco menos que uma indiferença geral. Embora os republicanos ideológicos não fossem numerosos em 1889, a confiança na Monarquia tinha descido a níveis mínimos. Além disso mesmo não sendo a maioria, os republicanos eram organizados e ativos e sabiam o que queriam.”
                  Luiz Roberto Lopez. História do Brasil Imperial.

A respeito da queda do Império no Brasil, julgue os itens a seguir.
(1) A crise do Império ocorreu em momento de grande popularidade do sistema monárquico no Brasil.
(2) O Segundo Reinado ruiu em virtude dos desgastes intrínsecos do próprio sistema de poder.
(3) Com o golpe republicano de 1889, o povo teve acesso a grande participação na vida pública.
(4) O nascimento da República está associado ao conjunto das transformações estruturais ocorridas no Brasil, na segunda metade do século XIX.


5. (UnB-98) – Com referência à crise do governo imperial no Brasil, nas últimas décadas do século XIX, julgue os itens a seguir.
(1) As crises do Segundo Reinado, cujos sintomas são nítidos a partir da década de 70, tornaram insustentável a continuidade do Estado Imperial na década seguinte.
(2) O ideal republicano, novo na vida política brasileira da segunda metade do século XIX, teve força suficiente para abalar as estruturas políticas do Império.
(3) Um dos fatores da crise foi o fato de o encaminhamento da abolição da escravidão ter provocado desgastes nas relações entre o governo imperial e suas bases sociais de apoio.
(4) Os atritos do governo imperial com o Exército e a Igreja foram fatores que contribuíram para agravar a crise.

2 comentários: