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domingo, 28 de abril de 2013

EXERCÍCIOS - ROMA 1º ANO 2013



EXERCÍCIOS - ROMA


Sobre a Antiga Civilização Romana, julgue os itens abaixo.
(1)  A luta entre patrícios e plebeus não constituiu apenas o motor histórico da instauração da República, mas foi fundamental para o estabelecimento do primeiro código escrito romano – a Lei das XII Tábuas.
(2 ) Quando de sua expansão pelo Mediterrâneo Oripental, principalmente durante o século II a.C., Roma fortaleceu o chamado regime senatorial, pois poucas foram as conseqüências socioeconômicas e políticas das conquistas para a Itália.
(3)  O mundo romano assistiu, durante o período do Alto Império, a um retrocesso considerável na vida urbana das províncias, o que acarretou uma espécie de renascimento rural em todo o Mediterrâneo.
(4)  Após ser legalizado pelo Imperador Constantino, o cristianismo avançou principalmente entre os setores urbanos, enquanto o paganismo ainda resistia entre as populações rurais.

2. Sobre a questão agrária na sociedade romana antiga, é correto afirmar que:
(1)  o uso generalizado de escravos contribuiu para a ampliação da plebe urbana e, portanto, do número de indivíduos sem terra e trabalho.
(2)  as  guerras expansionistas de Roma contribuíram para arruinar o pequeno produtor rural e para ampliação das grandes propriedades.
(3)  Tibério Graco tentou fazer a reforma agrária, estabelecendo um limite máximo para a posse das terras.
(4)  Caio Graco aplicou a lei de reforma agrária em alguns pontos da Itália e tabelou o preço do trigo para o consumo dos pobres.
(5)  as tentativas de reforma agrária na Itália só foram vitoriosas porque contaram com o apoio do patriciado.

3. (UnB) – Para ganhar o favor popular, o candidato deve conhecer os eleitores por seu nome, elogiá-los e bajulá-los, ser generoso, fazer propaganda e Ievantar-lhes a esperança de um emprego no governo. (...) A generosidade é um tema amplo. Talvez sua renda privada não possa atingir todo o eleitorado, mas seus amigos podem ajudá-lo a agradar a plebe. Ofereça banquetes e providencie que seus amigos façam o mesmo, procurando atingir os eleitores ao acaso e o eleitorado específico de cada tribo. (...) Faça com que os eleitores falem e pensem que você os conhece bem, que se dirige a eles pelo, nome, que sem parar e conscienciosamente procura seu voto, que você é generoso e aberto, que, mesmo antes do amanhecer, sua casa está cheia de amigos, que todas as classes são suas aliadas, que você fez promessas para todo mundo e que se cumpriu, realmente, para a maior parte das pessoas.
Cícero. Notas sobre as eleições, versículos 41, 5O, 52, 54,
apud: P. Mackendrick, The Roma mind at work, p. 178‑9.

Com o auxílio das palavras de Cícero (106-43 a.C.), julgue os itens a seguir, relativos à história da Roma antiga.
(1)  As práticas clientelistas eram inexistentes no mundo político republicano, sendo a amizade e o compadrio relações que não ultrapassam a esfera do privado.
(2)  O Tribunal Eleitoral romano geralmente punia os abusos do poder econômico com a cassação dos candidatos infratores.
(3)  Na época de Cícero e mesmo depois, com a política do pão e circo, o povo, a plebe ou a massa constituía um elemento a ser cativado.
(4)  A propaganda eleitoral da República visava principalmente mulheres e escravos, que constituíam uma porcentagem considerável do colégio de volantes.

4. (UnB) – “Com a introdução do trabalho escravo em larga escala, o número de plebeus desocupados aumentou. A esta legião de desocupados somou-se o grande número de pequenos agricultores arruinados que se dirigiam para as cidades, especialmente Roma.”
Maurice Crouzet. História Geral das Civilizações.
Com  o auxílio das informações do texto acima, julgue os itens seguintes relativos à antiguidade romana.
(1)  A massa dos trabalhadores escravos  foi  obtida por meio das conquistas militares, que se iniciaram à época da República.
(2)  A substituição do trabalho plebeu pelo trabalho escravo possibilitou aos plebeus tornarem-se pequenos produtores agrícolas, que abasteciam as feiras urbanas.
(3)  As diversões foram um dos expedientes adotados pelos governantes para apaziguar as populações desocupadas: era o pão e circo.
(4)  O Estado assumiu o ônus de abrigar a grande maioria dos desocupados, enquanto a minoria abastada controlava as instituições políticas e dirigia o exército.

5. Uma pequena aldeia de camponeses e pastores localizada às margens do rio Tibre na Itália, transformou-se numa grande cidade. Esta cidade, dominada por povos, como os etruscos, passou a dominar todos os povos da península itálica.
Organizou um sistema de governo que atendia os interesses de grandes proprietários ávidos por mais riquezas. Esta avidez levou Roma a conquistar regiões fora da própria Itália, o que acabou transformando-a na capital de um vasto império.
 Acerca da História de Roma, julgue os itens em verdadeiros ou falsos.
(1)  O tribuno da plebe, que surgiu no auge dos conflitos sociais entre patrícios e plebeus, corrompeu-se e acabou tornando-se instrumento da aristocracia patrícia.
(2) A conseqüência social e econômica mais importante da expansão romana foi a introdução maciça do trabalho escravo, onde mais de 90% das atividades artesanais e comerciais eram exercidas pelos escravos. 
(3)  A reforma agrária proposta pelos irmãos Graco e aprovada pelo Senado foi a solução encontrada para resolver o despovoamento do campo, a proletarização e o empobrecimento do pequeno proprietário.
(4)  A partir do século III, observa-se profunda crise no Império Romano, ocasionada pela falta de escravos; as províncias do oeste iam aumentando sua importância, uma vez que o modo de produção escravista não constituía sua base econômica, como no caso das províncias do leste.
(5)  Instituindo o colonato, os grandes proprietários em Roma buscavam solucionar o problema da mão-de-obra, arrendando terras onde o colono estaria sob sua tutela, possibilitando a formação da servidão que caracteriza o feudalismo.

6. O Império Romano abarcou todo o Mediterrâneo, influenciando de maneira marcante o mundo europeu que surgiria posteriormente. Sobre o período imperial, julgue os itens a seguir.
(1)  O Senado configurou-se como a expressão maior do poder, instância deliberativa e executora da política imperial.
(2)  A expansão do escravismo correspondeu à expansão do imperialismo e, estruturalmente, comprometeu a base material romana.
(3)  O fortalecimento do Exército provocou disputas entre os generais na sucessão imperial, o que, de certa forma, contribuiu para a desestabilização das instituições políticas.
(4)  A oposição à religião do Estado Romano e a negação da origem divina do Imperador pelos cristãos, foram algumas das razões que levaram os imperadores a persegui-los.
(5)  A estagnação das formas primitivas de produção, baseadas principalmente no trabalho escravo, e na conseqüente incapacidade para satisfazer às necessidades materiais de uma população numerosa, levaram à decadência do Império.

7. Durante o governo de Nero (54-68), tiveram início as primeiras perseguições aos cristãos. Essas perseguições perduraram, de forma intermitente, até o governo de Diocleciano, que promoveu a última e mais cruel perseguição (303 a 305). Das causas que explicam as perseguições contra os cristãos, podemos destacar as seguintes; com exceção de uma:
a) os cristãos opunham-se à religião oficial de Roma, ao cultos pagãos tradicionais e ao culto à pessoa do imperador romano.
b) negando a religião oficial, os Cristãos opunham-se a diversas instituições romanas. Recusavam-se, por exemplo, a servir no exército pagão dos romanos.
c) o martírio dos Cristãos tornou-se um espetáculo de grande atração pública.
d) em momentos de crises sociais e econômicas, as autoridades governamentais de Roma promoviam perseguições aos Cristãos, utilizando-os como “bodes expiatórios” dos problemas da época.
e) o Imperador Constantino usa a perseguição aos Cristãos para consolidar seu poder, e para agradar a elite romana, proclama o Edito de Milão, proibindo o culto Cristão.

8. (UnB) Leia o texto abaixo, extraído de uma carta de Plínio, o Moço, ao imperador Trajano, datada de 112 d.C.
(...) “Nesse ínterim, segui os seguintes procedimentos com relação aos que se me apresentaram como cristãos. Perguntei-lhes, pessoalmente, se eram cristãos. Aos que confessavam, perguntei-lhes duas, três vezes. Os que não voltaram atrás foram executados. Qualquer que fosse o sentido da sua fé, sabia que por sua pertinácia e obstinação tinham que ser punidos. Outros, possuidores da cidadania romana, mantiveram-se na loucura e foram enviados para julgamento em Roma (...) Os que negavam serem, ou terem sido cristãos, se evocassem os deuses, segundo a fórmula que Ihes ditava, a se sacrificassem, com incenso e vinho, diante da sua imagem, que trazia comigo para tanto, juntamente com estátuas de outras divindades; se, além disso, blasfemassem Cristo – atitudes que, diz-se, não são possíveis de obter de verdadeiros cristãos – considerei apropriado liberar ... A questão pareceu-me digna da sua atenção, em particular devido ao número de envolvidos. Há muita gente, de toda idade, condição social, de ambos os sexos, que estão ou estarão em perigo. Não apenas nas cidades, como nos vilarejos e no campo, expande-se o contágio dessa superstição. Parece-me, entretanto, que se possa delimitá-la e corrigi-la”.
Carta de Plínio, o Moço, ao imperador Trajano,
de 112 d.C. Cartas (10, 96).

Com o auxilio das informações contidas no texto, julgue os seguintes itens.
(1)  Na época de Trajano, o chamado culto ao imperador já havia desaparecido por completo do mundo romano.
(2)  O cristianismo, que se expandia pelo mundo romano no século II, era uma religião seletiva, admitindo, como convertidos, somente cidadãos.
(3)  Plínio mostra como o sacrifício, o culto a imagens e os rituais com incenso e vinho foram empréstimos culturais feitos pelo paganismo ao cristianismo.
(4)  Por ser uma religião oriunda das regiões ocidentais do Império, o cristianismo era velho conhecido de Trajano, que nascera na chamada Roma Hispânica.

9. (UnB) – “Nada possui tanta força como o progresso de um regime municipal, cuja tendência, triunfante aliás, para a uniformidade, deve-se à generalização do ideal por ele representado e ao prêmio de que dispõe o Imperador de conferir o direito de cidade.”
A. Aymard e J. Auboyer. Roma e seu Império.

Julgue os itens que se seguem, relativos à história do Alto Império Romano.
(1)  A ordem senatorial apresentou, em número crescente, membros saídos da elite senatorial.
(2)  A construção, a multiplicação e o embelezamento das cidades, o desenvolvimento de uma elite abastada, que tinha gosto pelo luxo e pela cultura intelectual, constituíam uma tendência que já começara a se desenvolver com os reinos helenísticos.
(3)  O Edito de Caracala, do início do século III, conteve os progressos do “regime municipal” e do “direito de cidade”, alcançados durante os dois primeiros séculos do Império.
(4)  Apesar do “direito de cidade” ter sido oferecido aos povos das províncias orientais, seus deuses mantiveram-se isolados da religião romana imperial.

10. Leia o texto seguinte:

Quando ele (Augusto) seduziu os soldados pelos seus dotes, o povo pelas distribuições de trigo, todo o mundo pela doçura da paz, ele começou a se elevar por graus e a tomar para si as prerrogativas do Senado, das magistraturas, das leis.
Tácito, Anais.

A respeito do assunto de que trata o texto, julgue os itens a seguir.
(1)  O título de Augusto, atribuído a Caio Otávio em 27 a.C. e até então utilizado somente para o tratamento de dividandes, começou, desde logo, a denunciar as artimanhas do disfarce republicano do Principado.
(2)  O sucesso de César na implementação de uma monarquia com características orientais estimulou Augusto a tratar com desprezo a velha elite senatorial de Roma, que pouco apoio Ihe concedeu no início do Principado.
(3)  Augusto, ao fazer eqüivaler direitos políticos e posse econômica de bens, interferiu na ordem social romana, redefinindo critérios tradicionais de hierarquização social
(4)  Os insucessos militares de Caio Otávio, durante o Segundo Triunvirato, mostraram as fraquezas de seu comando, obrigando‑o a se render a Marco Antônio no Egito, em troca de trigo para as suas tropas esfomeadas.

11. A respeito de uma análise sobre a decadência do Império Romano podemos concluir que:
(1) a retração das guerras diminuiu o afluxo de escravos e isso criou dificuldades econômicas que, entre outros fatores, impediram a manutenção dos exércitos.
(2) no plano religioso destacou-se a propagação do cristianismo, que alcançou grande vitória com o Edito de Milão, responsável pela liberdade de culto.
(3) a crise do século III demonstrou o enfraquecimento econômico, provocando, entre outros fatores, a centralização do poder em mãos do Imperador.
(4) as invasões germânicas sobre o Império Romano do Ocidente levaram à crescente ruralização e desintegração da Europa Ocidental.
(5) a queda do Império Romano do Ocidente deve ser entendida apenas em função das invasões bárbaras responsáveis pela sua total desintegração.


12.       (UnB) – A partir da crise do Império Romano, iniciou‑se a estruturação das sociedades medievais. A respeito dessas sociedades, julgue os itens a seguir.
(1) A existência do trabalho servil, decorrente da emancipação do trabalho escravo e da sujeição dos trabalhadores livres, garantiu a base material da sociedade.
(2) As relações de suserania e vassalagem decorreram da centralização do poder monárquico e do crescimento da atividade mercantil.
(3) A vulgarização das técnicas de produção anteriormente já utilizadas na civilização romana acelerou o processo de expansão do sistema feudal.
(4) A ação da Igreja Católica restringiu‑se à pregação e à conversão dos fiéis, pois os dogmas dessa religião impediam que os eclesiásticos desempenhassem outras atividades além daquelas prescritas na doutrina.

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